quarta-feira, 26 de outubro de 2016

"A aventura dos 20 na Mata" - História vivida

"Era uma vez 20 meninos do Jardim do Coto, 7 meninas e 13 meninos, que um dia foram fazer um passeio à Mata do Outeiro no Coto, para observar e recolher material do outono. Nesse dia estava sol, era uma quarta-feira e de manhã lá foram eles em fila, dois a dois, pelo passeio e pela beirinha da estrada. Iam muito felizes. Primeiro foram ver se o cavalo do Lourenço estava a comer erva, mas não estava.
Sentaram-se, beberam o leite e descansaram um bocadinho.
Continuaram a caminhar para a Mata. O caminho tinha descidas e subidas. Encontraram bolotas, folhas secas, troncos pequenos e guardaram tudo num saquinho. Também viram um riozinho que tinha um lixo, era uma garrafa de plástico. O rio estava poluído e a natureza não gosta.
Quando iam descobrir um caminho novo por dentro da Mata, apareceu de repente um cão com açaime, para não morder, vinha a correr. Os meninos assustaram-se e pararam, ficaram a olhar para o cão que estava sozinho. Ele aproximou-se, só queria festinhas.
Depois apareceu o dono mais a dona e mais um cãozinho que também tinha um açaime. Falaram com os meninos e foram-se embora.
Os 20 meninos continuaram a descoberta do caminho novo. Era um trilho, havia árvores de um lado e do outro, algumas árvores tinham cortiça, são os sobreiros que dão bolotas.
Observaram as cores na natureza, havia folhas de muitas cores, verde, vermelho, laranja e castanho. A natureza está pintada com as cores do outono.
Ouviram atentamente os sons da Mata, ouvindo também o silêncio. Mas não há silêncio, os passarinhos estão sempre a cantar piu, piu, piu...piu, piu, piu...piu, piu, piu...
De repente começaram a ouvir bzzz, bzzz, bzzz, era o som de abelhas...e cada vez mais alto BZZZ, BZZZ, BZZZ, BZZZ...
Os meninos olharam em silêncio uns para os outros e resolveram ir embora porque tiveram medo que as abelhas os picassem.
Voltaram para a escola pelo mesmo caminho que vieram e ainda tiveram tempo de fazer corridas.
Os vinte viveram uma grande aventura, fixe, gira, divertida e sem picadelas de abelhas."
Grupo 2016-2017

Sem comentários: